quarta-feira, 22 de junho de 2011

ASSEMBLEIA DE DEUS PIONEIRA EM PALMAS

Desembarcaram no fim de 1910, no Pará, os Missionários suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, oriundos dos Estados Unidos.
Recebidos na Igreja Batista de Belém do Pará, começaram a pregar a poderosa mensagem pentecostal (referência ao Batismo com Espírito Santo, na ocasião do dia do Pentecostes Atos: 2:4).
Reuniram-se na casa da irmã Celina Albuquerque, na Rua Siqueira Mendes, 67, bairro Cidade Velha, 13 crentes batistas que creram na doutrina pentecostal e foram excluídos da igreja. Seguiram-se a estes mais sete crentes. Dezoito desses irmãos, mais Gunnar Vingren e Daniel Berg, reuniram-se em 18 de junho, na residência de Celina Albuquerque, fundando uma nova igreja, inicialmente chamada Missão e Fé Apostólica.
A igreja funcionou durante algum tempo na casa de Celina Albuquerque e depois se transferiu para a Av. São Jerônimo, 224. No dia 4 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente, como Assembléia de Deus, nome adotado por igrejas pentecostais nos Estados Unidos quatro anos antes, em 1914.
A história da Igreja Assembléia de Deus nesta região, dá-se muito antes de se consolidar a criação do Estado do Tocantins e da Capital, Palmas.
No início da década de 80, o Pastor Abgail Carlos de Almeida (Pastor Presidente da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira, Campo – Fama Goiânia –Go, abriu o campo missionário nesta vasta região, composta por município de: Porto Nacional, Distrito de Taquarussú, Lajeado, Aparecida do Rio Negro (antiga Meira-Matos, Rio do Sono e Projeto de Assentamento São João. Na Época, com Sede em Porto Nacional. Vários Missionários trabalharam na direção  do Campo sob orientação e cuidados do Pastor Abgail, Pastores: João Batista do Prado, Gerson Pereira de Abreu, Juarez do Amaral e Hermes Vieira Neto (atualmente Pastor Presidente da Assembléia de Deus Ministério de Madureira – Campo Shalon.
O Homem de Deus, chamado para a responsabilidade de prosseguir com o Campo Missionário é o Pastor Ivan Carlos Augusto da Fonseca, Pastor Presidente da Assembléia de Deus Ministério de Madureira - Campo Monte Sinai, que continuou a conduzir os trabalhos em 1990, sendo de fato a Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira, hoje Campo Monte Sinai, pioneira de fato e direito.
 Faz parte da história das Assembléias de Deus nesta região, pela Igreja Assembléia de Deus do SETA, o Pastor Francisco Ribeiro Novaes.
Após a instalação da Capital, outros pastores chegaram à Palmas e ajudaram a consolidar o trabalho missionário da região.
O trabalho da Igreja vai além dos cultos realizados nas igrejas ou residências. Atua no resgate dos valores da família e princípios morais e cívicos, conscientizando o cidadão de bem, seus direitos e responsabilidades diante da sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário